16 de dezembro de 2008

Marley & Eu


A minha "colecção" de livros está dividida. Livros que comprei por causa do trabalho, livros de que gostei, livros de que não gostei assim tanto e livros pelos quais me apaixonei. Marley & Eu está nesta última categoria. Sei que, sempre que lhe pego e o volto a ler, as gargalhadas são garantidas, bem como as lágrimas que teimam em escorrer sempre no final do livro. Mas não deixa de ser sempre um livro reconfortante. Quem tem animais sabe do que falo. Aliás, mesmo por isso, sou a feliz possuidora de um exemplar da 2ª Edição, exemplar único, visto não existir mais nenhum com a capa decorada pela Popota (leia-se roída).
Neste momento cá em casa já são mais os membros de 4 patas do que os de 2. Estando eles em maioria, muitas vezes a democracia aqui torna-se complicada. Exemplificando: Eu hoje "votei" para que as minhas horas de sono tivessem sido mais prolongadas. Eles "votaram" em brincadeira logo cedo. Quatro votos contra um, e suponho que vocês adivinham quem ganhou.



A nova aquisição da equipa deles, o Jiga Baite (Rafeiro do Alentejo), tem apenas 2 mesitos, e eu sinceramente prefiro levantar-me do que ter de andar a lavar xixi logo de manhã cedo dentro de casa. Portanto se ele chora às 4 da manhã porque quer ir para a rua, eu levanto-me. Se às 6 acha que tem de ir outra vez, lá vou eu. Na semana em que ele chegou, tinha uma média de 4 a 5 horas de sono por noite. Se a criatura pede, com a idade que tem, é quase um milagre na educação.
Nascido ar ao livre (a mãe refugiou-se num buraco para parir, e só deixou alguém chegar perto já os cachorros tinham mais de um mês), o que faz dele o autêntico "bicho do mato". No 2º dia cá em casa já mordia nas cadelas e roubava-lhes comida, e agora até já as acompanha quando elas desaparecem por 2 horas.




A Mokas Pumba (a boxer, que vai fazer um aninho no dia de Natal) é a mais pura de todos, é daquelas que no nome original até traz sobrenome. No entanto, e tal como nos humanos, a linhagem e o nome de familia não garantem educação e bom senso, pelo que ela é a mais "rafeira" dos 4. Muitas vezes aparece com sapos mortos (por vezes já ressequidos), pêras podres e até cobras moribundas. Tem um fetiche por pneus, excepto os dos carros... bicicletas, carrinhos de mão e afins são impossíveis de conduzir quando ela está por perto. Peida-se descaradamente, em qualquer sitio e em qualquer ocasião, sem sequer disfarçar e olhar para trás. Tem o defeito, como já foi dito num comentário, de possuir molas em vez de patas, o que faz com que ande sempre aos saltos. Mas sempre, é mesmo sempre! Ela não anda... salta! O que é particularmente divertido (NOT!) quando é sábado à noite, estamos atrasadas para ir beber café, temos vestidas umas calças beges e ela, divertida como sempre, vem aos saltos e as patas da frente carregadas de lama vêm directamente acertar nas nossas calças. Tem um fétiche com a lareira e "luta" desenfreadamente pelo melhor lugar em frente do fogo (aplicando-se o mesmo a aquecedores e qualquer outra fonte de calor).



Outro voto de "peso" é mesmo a (Lola) Popota (mais uma Rafeira do Alentejo), que com um ano e 55 kg manda e muito cá em casa. Mas mesmo sendo a maior (por enquanto, que o Jiga já é muito maior do que ela quando tinha a idade dele), qualquer palmadinha ao de leve serve para ela perceber que está a fazer asneira. É sem dúvida, a mais divertida e "cool" cá da casa. Se mais ninguém quer brincar, ela pega numa bola e brinca sozinha. Enjoa a andar de carro e gosta de dar dentadinhas nas nalgas das pessoas. Adora ladrar ao seu próprio eco e tem a capacidade para acordar todos os cães da vizinhança. Gosta de correr desenfreadamente e normalmente só pára quando derruba alguém ou encalha com portas ou paredes. Rouba comida à descarada e brinca como uma criança pequena. Tem um fétiche pelo Gastão.



O Gastão (o galgo) é o mais velho cá da casa. Com 8 anos, foi o único dos 4 que nos acompanhou na mudança do apartamento para o Monte. Habituadinho a estar dentro de casa e a dormir de sofá, chorava e ladrava nas primeiras semanas quando tinha de ficar lá fora mais tempo do que o necessário para fazer o que tinha a fazer. Ainda hoje não dispensa uma cama ou um sofá para dormir e partilha o fétiche da Mokas por fontes de calor. É também o único que tem de estar preso, porque não tenho o terreno vedado e ele não tem noção do que são limites. Ainda no domingo fugiu com a Lola e só apareceram passado 3 horas. Escusado será dizer que ainda hoje está um bocado coxo... Mas o maior fétiche dele é... pão! Desde que haja pão, está tudo numa boa. Se se mexer no saco do pão, se se partir o pão ou se se deixar cair um pouco ao chão, ele pode estar do outro lado da casa, mas 2 segundos depois está junto a nós. É quem mete ordem nesta "gente" toda e basta ele rosnar para todos se meterem em sentido.



Muitas vezes dão-me cabo da paciência (e dos ossos à minha mãe que já partiu 2 costelas depois de ser abalroada pela Popota), não me deixam dormir, não me deixam ouvir a televisão, roubam-me os bifes antes de irem para a frigideira (às vezes até mesmo do prato, não é Popota?!), roubam e escondem objectos vários, desde roupa a um relógio caríssimo que ainda hoje não apareceu, destroem canteiros e plantas, são umas autênticas bestas a comer (sacas de ração de 20kg não chegam para uma semana) e fazem trinta por uma linha. A verdade? A verdade é que nem sequer consigo imaginar a minha vida sem eles! Chegar a casa e ter estes monstros todos a darem-me umas boas vindas efusivas e sentidas, não precisar de ver o Zé Carlos para passar uma noite inteira às gargalhadas com as palhaçadas com que nos brindam, sentir a preocupação deles quando alguém está doente, preocuparmo-nos com eles como membros da familia que são e chorar baba e ranho quando algo de mal acontece.



Só quem nutre a mesma paixão que eu, percebe e sente exactamente aquilo que digo.
E para que mais gente perceba, lanço o desafio a quem o aceitar de escrever um post sobre os vossos animais de estimação. Faxfavori de o fazerem que as bestinhas merecem um lugarzinho nos nossos blogs.
E agora tenho de ir ver o que se passa, porque me parece que o Jiga Baite anda a fazer asneiras =D

Sem comentários: