25 de janeiro de 2008

TPM

Acho que chegou a hora de admitir... é verdade... eu acho que estou com sintomas de tensão pré-menstrual pela primeira vez na vida. E digo isto porque nem eu me consigo aturar a mim própria!! É que ando cá com umas irritações que nem vos conto. Ninguém me pode dizer nada, ninguém pode sequer olhar para mim sem levar com um "TÁS A OLHAR PRAONDE?!?!?!?"

Para além disso, levanto-me mais cansada do que me deito, e tanto pareço uma besta esfomeada como posso passar horas sem levar nada a boca.

Isto levou-me a googlar sobre a realidade da TPM. E descobri que existe um Clube TPM e que esta "doença" tem mais de 150 sintomas que podem ir de leves a graves.

A TPM pode ter 4 tipos:

TIPO H: É o tipo onde se notam maiores alterações fisicas, tais como a retenção de liquidos, o inchaço e dor nos seios e alguma irritabilidade.

TIPO A: É o verdadeiro tipo da "tempestade num copo de àgua". Tudo serve para embirrar com alguém. Os principais sintomas são a ansiedade, agressividade, irritabilidade, tensão nervosa e a sensação de explodir a qualquer momento.(acho que ninguém tem dúvidas de que é neste que estou encaixada :) )

TIPO C: Aqui temos as dores de cabeça e enxaquecas como principais protagonistas, mas também o cansaço e o aumento de apetite.

TIPO D: É a versão "o mundo inteiro está contra mim!", a depressão, o choro e o desânimo. (mas de vez em quando também me encaixo neste)


Também descobri uma estatística muito interessante, feita apenas com mulheres e que nos revela que no período da TPM acontecem:
- 48% dos acidentes de carro
- 43% dos acidentes de trabalho
- 28% das agressões a crianças
- 28% dos crimes que envolvem mulheres
- 25% das tentativas de suicídio


Outra descoberta foi a de que a mulher não precisa de menstruar para ter TPM. Mesmo as mulheres que não têm ovários e/ou útero também podem sofrer deste mal.


E para tantas outras mulheres que sofrem de TPM como eu aparentemente estou a sofrer este mês, algumas dicas:

- Alimentação: diminuir ingestão de gorduras, sal, açucar, alcool e cafeína. Aumentar o consumo de cálcio, frutas, verduras e legumes.
- Terapias: Acupuncutra, aromaterapia, homeopatia e massagens são alternativas para aliviar os sintomas.
- Exercício físico: andar, correr, passear, aeróbica, ginástica... todo o tipo de desporto é bom nestes casos.
- Antidepressivos: Como é óbvio, receitados por um médico... não vão já a correr comprar Prozac e depois dizer que foi a Tulicreme que mandou!



E acho que assim nasce o primeiro post de serviço público deste blog!
(Se quiserem saber mais, dêm um saltinho ao Clube da TPM)

Sem comentários: